Jones Manoel da Silva

 Autores: Rafael Menegat Damazio e Arthur de Menezes Furtado - 2D Colégio de Aplicação - UFSC 

Jones Manoel da Silva


Jones Manoel da Silva é um professor e youtuber pernambucano, nascido em 9 de janeiro de 1990 na Favela da Borborema, em Recife. Filho de Dona Elza e Luis Manoel, nasceu e cresceu na periferia, uma infância difícil, tendo perdido seu pai com 11 anos vítima de um assassinato. Jones é conhecido por seus estudos sobre a sociedade brasileira e as questões raciais da própria, assim como as lutas anti racistas e a teoria marxista. Possui um canal no youtube onde trata a política e a formação social brasileira como prioridade de suas produções, assim como em seu podcast, RevoluShow. O professor também criou um cursinho popular em sua comunidade, chamado O Novo Caminho, antes de começar a militar em movimentos estudantis de esquerda. Com o programa, ajudou cerca de 20 jovens de Borborema a acessarem e prestigiarem instituições de ensino públicas, sendo o próprio Jones um dos primeiros jovens da favela recifense a entrar em uma universidade pública, no caso a UFPE, na graduação de história em 2011. Posteriormente, Jones ingressou na União da Juventude Comunista (UJC), ala juvenil do Partido Comunista Brasileiro, onde milita atualmente. Inclusive, foi ponderado a candidatura de vereador da Câmara Municipal de Recife em 2020 e candidato oficial a governador de Pernambuco nas eleições de 2022, pelo PCB, ficando em 6º lugar, com cerca de 34.000 votos. Em seu podcast, discute questões comunistas, revoluções socialistas e as teorias e experiências marxistas-leninistas, além de voltar às discussões famosas de seu antigo blog de sucesso. Com seus quase 500 mil seguidores, em todas as redes sociais, Jones dominou o marketing digital e a utilidade da internet para o compartilhamento de seus trabalhos, sejam políticos ou didáticos. Fora isso, publicou a coletânea "Revolução Africana: Uma Antologia do Pensamento Marxista" em 2019, junto a Gabriel Landi, e "Raça, Classe e Revolução", em 2020. Apresenta, também, Colonialismo e luta anticolonial: Desafios da revolução no século XXI, obra de Domenico Losurdo de 2020. Inclusive, é professor do curso "Domenico Losurdo e Frantz Fanon: uma introdução ao marxismo anticolonial" na plataforma Classe Esquerda. Importância: Jones Manoel é um exemplo da superação intelectual de um jovem negro, vindo da favela,á se tornar um dos maiores youtubers de seu ramo no Brasil, maior podcaster marxisa do país, grande autor não branco das Cinências Humans e um líder incontestável na luta antiracista. Com seus inúmeros trabalhos e obras, leva o conhecimento e novas oportunidades para todos que quiserem aprender, independente dos fatores excludentes que existem na nossa sociedade que, muitas vezes, impedem certas gamas da população de alcançar e prestigiar esse tipo de conhecimento e oportunidade. 

REFERÊNCIAS: 

JONES MANOEL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2022. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Jones_Manoel&oldid=64665638> Acesso em: 2 nov. 2022. 

MEIRELLES, Gabriele. Jones Manoel. Disponível em: <https://eboepistemico.wordpress.com/2021/05/11/jones-manoel/ > Acesso em: 2 nov. 2022. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vilma Maria dos Santos Reis